Arquivo Central promoverá passeios em comemoração à Semana Nacional de Arquivos
O Departamento de Gestão de Acervos Arquivísticos (Degea), do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), promoverá passeios históricos em comemoração à 10ª Semana Nacional de Arquivos. Nesta edição, o Arquivo Central do TJRJ realizará a “Trilha da Memória: Uma Jornada pela Pequena África” no dia 9 de junho e a visita guiada “Entre Arquivos, Histórias e Memória” no dia 11 de junho.
Em âmbito internacional, a Semana Nacional de Arquivos é promovida pela International Council on Archives (ICA) - que escolheu o tema “Arquivos, democracia e justiça social” para a edição de 2026. Em âmbito federal, a Semana Nacional de Arquivos está sendo promovida pelo Arquivo Nacional com o objetivo de difundir iniciativas arquivísticas e promover o debate sobre o papel dos arquivos na sociedade.
Trilha da Memória
A Trilha da Memória será realizada em parceria com o núcleo de Atenção e Promoção à Justiça Social (Napjus) e os Comitês de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamentos dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação (Cogens). O trajeto contará as histórias de personagens, como Tia Ciata, Donga, Heitor dos Prazeres e João da Baiana, da Coleção Samba Carioca, preservadas pelo Degea.
Serviço:
Data: 9 de junho
Horário: 14h
Ponto de encontro: Praça Mauá, em frente ao Museu de Arte do Rio
Clique neste link para se inscrever.
Visita guiada
A visita guiada contempla um percurso pelos setores responsáveis pela gestão e custódia do acervo arquivístico do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (PJERJ). O arquivo preserva um vasto conjunto documental acumulado desde 1751, quando a instituição ainda se denominava Relação do Rio de Janeiro. Na ocasião, o Degea apresentará a plataforma “AtoM”, que possibilitará aos participantes o acesso aos processos judiciais históricos digitalizados e disponibilizados no sistema, incluindo os da Coleção Samba Carioca.
Serviço:
Data: 11 de junho
Horário: 10h e 14h30
Local: Rua Almirante Mariath, 340 - São Cristóvão, Rio de Janeiro.
Clique neste link para se inscrever.
Entre os parceiros da iniciativa estão o Centro Cultural do Poder Judiciário do Rio de Janeiro (CCPJ), Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), Ordem dos Advogados do Brasil seccional Rio de Janeiro (OAB-RJ), Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj), Instituto Pretos Novos (IPN), Cogens, Napjus, IPN, Esaj, Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
KB/IA